quinta-feira, 17 de outubro de 2013

E você, o que acha da inclusão da Moda na Lei Rouanet e no Plano Nacional de Políticas Culturais?

Moda é Cultura?

          A moda, mesmo que de forma rudimentar, faz parte da humanidade desde os tempos mais antigos. Ela começou como forma de proteger o corpo contra intempéries ambientais e foi tomando forma ao passo de que a indumentária foi se mostrando uma forma de expressão do poder, classe e status.
          A Lei Rouanet e a Plano Nacional de Políticas Culturais prevêem verba do governo destinada a grupos ou empresas que trabalham no âmbito das artes e cultura, de uma forma geral. Recentemente a Moda foi incluída nesse programa gerando muita polêmica, pois para muitos, a moda é uma forma de expressão fútil que trabalha apenas com a vaidade da forma mais superficial possível, o que é um equívoco se dizer.

Alexandre Herchcovitch verão 2014 SPFW

          Cada comunidade tem sua forma de agir, pensar, comer e até falar de acordo com os costumes locais, baseada nas necessidades e no ambiente, cada pessoa dentro de um conjunto tem influência e é influenciado por outras pessoas que convive. Isso é cultura. O modo de vestir também faz parte disso e é facilmente observado! O Brasil é um país rico em inúmeras veias culturais que podem e são facilmente traduzidas no modo que a população se veste, seja a mais carente ou a classe mais alta.

Brasil tem fortes características culturais, que merecem ser disseminadas pelo mundo.

         O mundo, hoje, está interligado devido aos avanços tecnológicos de comunicação e transporte. As culturas estão num processo inicial de fundição e é interessante que o governo patrocine a ascensão e a evidenciação da moda brasileira frente à outros países que já têm certo destaque por conta de sua história. O interesse tem várias vertentes desde a própria disseminação da cultura até o crescimento financeiro do Estado.
         A Moda está, cada dia mais, se mostrando uma grande forma de expressão cultural, ao passo que os grandes ditadores são a própria população. É viável e muito produtivo que haja investimento governamental para empresas deste ramo. É ajudar à população a mostrar sua influência na formalização da cultura mundial e ainda crescer financeira-mente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário